No império de Rui Nabeiro

O CCC faz-se com as patocas em suspensão! :) (foto Rádio Elvas)
CCC é um dos eventos do UTMB mas, desde hoje, é também o Trail  CCC -Centro de Ciência do Café.  Para além do Museu que desde há 3 anos homenageia o Império Nabeiro, CCC é agora nome de um Trail e de uma caminhada à qual Nuno Filipe Oliveira e o grupo portalegrense Os Trinca Espinhas ofereceram a experiência técnica para avançar após uma primeira bem sucedida experiência em 2016. Rui Nabeiro já não é jovem mas Rui Nabeiro, no Alto Alentejo, não tem idade. Rui Nabeiro recebe em vida a justa homenagem da população de toda a região. Ainda hoje pude verificar isso mesmo. O carinho de quem participou no evento - cerca de 450 almas entre caminhantes e corredores -  não deixou de notar a genuína felicidade com que o empresário acompanhou o evento no momento da entrega de prémios. Fotos com toda a gente, algum investimento que outros regateariam cêntimo a cêntimo, histórias que ouvimos de quem tem recebido fora de holofotes o por vezes fundamental apoio para obra social. Pessoas assim valem ouro, longa vida, é o que lhe desejamos.
Mas vamos à nossa corridita. Quase 28 Km que os primeiros, a dupla Cordeiro/Nabais, percorreu sub 4:20 o Km, o que diz bem da dificuldade deste trail: nenhuma. Apenas o calor e a distância (28 Km) fizeram alguma mossa. De resto um trail como os trails devem ser, o espelho do entorno por onde decorrem. Este partiu de Campo Maior, foi direito ao castelo de Ouguela por entre searas, bosta de vaca e margens de albufeiras, seguiu para Nossa Senhora de Degolados - não entendemos porque não colocaram o PA mesmo na povoação - e depois direito à vinha Adega Mayor, a reta da meta do evento. Apesar de me custarem os Km que corro após 1 hora de movimento, apesar de me custarem ainda mais os Km que corro a partir de 2 h de movimento, lá cheguei à Meta em 16.º em 2 h 38 m 38 s, uma média de 5 m 40 s cada Km, hoje com a mãozinha da Vitorina  bem longe - mimada  madrinha do evento e vencedora feminina - que terminou 12.º da Geral em 2 h 32 m 10 s. Fui com ela até Ouguela, rima e é verdade, mas depois cometemos o erro de olhar para trás, viu que "vinha lá outra" e isto está-lhe na massa do sangue. Ordem de marcha para diante que eu ando nisto para me divertir! ;)
Uma palavra final para a Organização, uma frase, vá, que uma palavra é curto. Esta malta dos Trincas é inexcedível, faz de tudo para agradar a todos, a granada estava divinal e bem regada e agora é só desmoer. Na corrida em si classificaram-se apenas 58 concorrentes. Há uma semana em Fronteira tinha havido pouca gente e hoje não apareceu muita. Como diria o outro: não gostam do que é bom!? Mais sobra ...
Partida do CCC (foto Centro de Ciência do Café)

Chegada a Ouguela (foto de Pedro Tavares)
Rui Nabeiro e Vitorina Mourato, uma foto para a História (foto de CCC)

Chegada à Meta já com o depósito de combustível no limite (foto de Pedro Tavares)
Aí vai ela a rodear Ouguela! (foto Rádio Elvas)
4 lobas e 4 lobos foram tomar café ao CCC (foto de Pedro Tavares)




Comentários

Mensagens populares